Notícias

16 de Maio de 2018

Está amamentando? Saiba que alimentos priorizar e evitar na fase lactante!

Em entrevista ao Purepeople, a nutricionista funcional Patricia Davidson Haiat afirma: 'A alimentação neste período é fundamental para a saúde da mulher e para o adequado crescimento e desenvolvimento do bebê. O leite materno supre todas as necessidades da criança até os 6 meses de idade e, além disso, previne o desenvolvimento de doenças crônicas na vida adulta'. Confira as dicas da profissional!

A amamentação é uma fase importante na vida da mulher. Mais que alimentar o bebê com o leite materno, o ato representa um gesto de carinho que une mãe e filho, e exige certos cuidados das mamães com o que consomem. "A alimentação neste período é fundamental para a saúde da mulher e para o adequado crescimento e desenvolvimento do bebê. O leite materno supre todas as necessidades da criança até os 6 meses de idade e, além disso, promove melhora da resposta imunológica, estimula o desenvolvimento cerebral e cognitivo e previne o desenvolvimento de doenças crônicas na vida adulta", afirma a nutricionista funcional Patricia Davidson Haiat.

'EVITAR LÁCTEOS É FUNDAMENTAL PARA DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA', DIZ

Se por um lado o leite materno é o melhor alimento que o bebê pode consumir, produtos lácteos devem ser evitados pelas mamães que estão amamentando. "A alimentação da mãe deve priorizar melhores fontes de carboidratos, como frutas, leguminosas, raízes e vegetais – evitando o açúcar refinado e alimentos industrializados –, e também alimentos ricos em gorduras boas, como as oleaginosas, sementes, abacate e azeite extravirgem, que auxiliam na saciedade, além de proporcionarem nutrientes essenciais para o desenvolvimento cognitivo do bebê, como, por exemplo, ômega 3 (ácidos graxos indicados para combater a enxaqueca). Além disso, evitar lácteos neste período é fundamental para não prejudicar o desenvolvimento da criança", diz Patricia Davidson.

ALIMENTAÇÃO E BEM-ESTAR CAMINHAM LADO A LADO

E não é apenas na fase lactante que alimentos industrializados devem ser evitados. "Atualmente, somos expostos a contaminantes como poluição, estresse, contaminação por metais pesados, agrotóxicos, etc. Por isso, precisamos fazer com que a alimentação ajude na manutenção do nosso organismo. Logo, evitar o consumo de alimentos industrializados, produtos ricos em açúcar e priorizar os alimentos ricos em fitoquímicos, que auxiliam na destoxificação do organismo, promove a manutenção adequada do metabolismo e bem-estar", indica Patricia, que listou o açaí e as oleaginosas entre os alimentos que combatem o envelhecimento precoce.

voltar