Notícias

29 de Maio de 2015

Número de fumantes cai em nove anos

O número de fumantes caiu cerca de 31% no país nos últimos nove anos, mas o hábito de fumar ainda permanece entre um em cada dez brasileiros, apontam dados do Ministério da Saúde divulgados na quinta-feira (28).

Hoje, 11% dos brasileiros são fumantes. Em 2006, esse percentual era de 16%, de acordo com a pesquisa Vigitel, que monitora fatores de risco para a saúde.

Para o ministério, políticas como o aumento no preço dos cigarros, a proibição da propaganda e o aumento no rigor das leis antifumo colaboraram para a redução do número de fumantes no país. O governo avalia, no entanto, que a redução poderia ter sido maior se não houvesse o crescimento do mercado ilegal de cigarros.

Em cinco anos, o percentual de fumantes que consome cigarros ilegais passou de 2,4% para 3,7%, segundo dados inéditos do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Nas cidades próximas à fronteira com o Paraguai, o consumo de cigarro ilegal atinge 40% dos fumantes.

A pesquisa Vigitel ouviu 40.853 pessoas maiores de 18 anos, entre fevereiro e dezembro de 2014. Ela é feita desde 2006 em todas as capitais do país, por inquérito telefônico. A margem de erro varia entre as categorias -- sendo a mais elevada de 3%.

Fonte: Folha de São Paulo voltar