• Início
  • Notícias
  • Protocolos assistenciais e equipamento de última geração resultam em melhor atendimento

Notícias

14 de Setembro de 2021

Protocolos assistenciais e equipamento de última geração resultam em melhor atendimento

Garantir a segurança do paciente e a qualidade de atendimento são duas prioridades do nosso hospital. E foi com isso em mente que adotamos em nossa unidade os Protocolos de AVC e Dor Torácica. Essas duas ferramentas são fundamentais para sistematizar e padronizar o acompanhamento médico, respeitando a gravidade do caso.

O resultado dessa atuação é visto na eficiência da assistência  e na redução do tempo de permanência no hospital.
Além disso, tais diretrizes otimizam os recursos disponíveis e contemplam as mais variadas práticas clínicas. 

Protocolos de AVC e Dor Torácica: como funcionam na prática

Quando o assunto é Acidente Vascular Cerebral (AVC), saber identificar os sintomas é essencial para o desfecho clínico. Por isso, esse Protocolo define os procedimentos adequados para o reconhecimento dos sinais desde a entrada do paciente em nosso hospital pelo pronto-socorro até o seu encaminhamento - seja para exames, tratamento de acordo com o caso ou prazo máximo para intervenções médicas.

O Promater é a única unidade hospitalar de Natal que segue esse protocolo! E, para torná-lo possível, uma equipe de neurologistas fica de sobreaviso; quando acionados, os profissionais têm até 30 minutos para chegar e acompanhar o paciente em cirurgias, internações na enfermaria ou na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Já o Protocolo de Dor Torácica estabelece diretrizes para identificar quando o caso pode ser fatal e, assim, definir a necessidade de internação, transferência para UTI ou tratamento - seja ele farmacológico ou não.

Tomógrafo de última geração para resultados precisos

Para tornar esses Protocolos ainda mais efetivos, nosso hospital adquiriu um equipamento de Tomografia Computadorizada de última geração. O aparelho emite baixa radiação se comparado aos demais, garante laudos do pronto-socorro em até 2 horas e possui configurações específicas para as áreas de Neurologia e Cardiologia.

Os benefícios disso podem ser observados na melhora da qualidade dos exames realizados em nossa unidade - principalmente por se tratar de uma avaliação essencial para o diagnóstico de AVC e Dor Torácica. Além disso, esse é o único Tomógrafo da cidade que conta com médicos radiologistas presenciais 24h por dia para discussões de caso e definição da conduta do tratamento.

voltar