Notícias

5 de Fevereiro de 2015

Saiba mais sobre o combate ao câncer

Ontem foi o dia considerado um dia pra debater e discutir o Câncer, ideia organizada pela Union for International Cancer Control (Uicc). O objetivo é ajudar a chamar atenção para a importância da adoção de uma postura pró-ativa no combate à doença, por isso o lema da organização é: "o problema não é dos outros, mas sim, de cada um de nós".

Por ser uma doença complexa, existe uma disseminação enorme de conceitos equivocados sobre a doença. Entre os grandes mitos criados em torno do câncer, existem quatro deles que foram selecionados como os principais por atrapalhar o tratamento, a prevenção e o diagnóstico precoce da doença. Confira e ajude a mudar a mentalidade de todo mundo:

Mito 1: Não é necessário falar sobre câncer

Realidade: Apesar do câncer se um tópico difícil de abordar, em particular em algumas culturas e condições, afrontar a doença abertamente pode melhorar os resultados a nível individual, comunitário, e de políticas públicas.

Mito 2: Não há sinais ou sintomas de câncer

Realidade: Para muitos tipos de canceres, há sinais de alerta e sintomas e os benefícios de um diagnóstico precoce são indiscutíveis.

Mito 3: Não há nada que eu possa fazer sobre câncer

Realidade: Há muito o que fazer a nível individual, comunitário e político e, com a estratégia correta, um terço dos canceres mais comuns podem ser prevenidos.

Mito 4: Eu não tenho direito a tratamento de câncer

Realidade: Todos tem o direito a acesso a tratamentos efetivos contra o câncer em igualdade de condições, sem sofrer dificuldades.

Fonte: Hospital do Câncer

voltar