Notícias

16 de Julho de 2015

Você sabia que o risco de enfarto aumenta 30% no inverno?

A mortalidade por enfarto agudo do miocárdio é 30% maior nos meses mais frios, chegando a crescer 44% entre as pessoas com mais de 75 anos. Essa é a conclusão de um estudo realizado pelo Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

Segundo o cardiologista da Rede de Hospitais São Camilo, Dr. Luiz Guilherme Velloso, os riscos de problemas cardiovasculares aumentam no inverno porque, com a queda da temperatura, diversos hormônios que atuam sobre o sistema circulatório podem apresentar aumento de atividade pela simples exposição do corpo ao frio intenso. "O resultado dessas alterações metabólicas é a contração das artérias, que leva ao aumento da pressão arterial e da frequência e intensidade das contrações cardíacas, sobrecarregando ainda mais o coração e o aparelho circulatório”, esclarece.

Embora a temperatura baixa seja um fator importante para desencadear a doença, não é o único. “A poluição atmosférica e infecções respiratórias aumentam nessa época do ano, podendo precipitar ou agravar problemas no coração. Além disso, a diminuição dos níveis de vitamina D no organismo, devido a menor exposição ao sol, pode desempenhar um papel significativo no desenvolvimento de doenças cardiovasculares", explica Velloso.


Fonte: A Tribuna

voltar